
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é preso por caso de financiamento ilegal de campanha
Internacional
Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é preso por caso de financiamento ilegal de campanha
Condenado a cinco anos, Sarkozy cumpre pena em Paris por conspiração com o regime de Muammar Gaddafi

Foto: Agência Efe/Folhapress
Nicolas Sarkozy, ex-presidente francês, foi preso nesta terça-feira (21). Ele vai cumprir pena de cinco anos em Paris, por conspiração para arrecadar fundos de campanha da Líbia em troca de favores diplomáticos.
Acompanhado de sua esposa, a modelo e cantora Carla Bruni, Sarkozy chegou por volta das 4h30 (horário de Brasília) à prisão de segurança máxima La Santé.
Sarkozy foi condenado no chamado “caso Gaddafi”, que envolve um esquema de financiamento ilegal de sua campanha em 2007. O financiamento tinha relação com recursos do regime do então ditador líbio Muammar Gaddafi. O ex-presidente francês, no entanto, critica o tribunal por ter ordenado sua prisão sem aguardar o resultado de seu recurso, que só deve acontecer nos próximos meses.
Ele assumiu a presidência entre 2007 e 2012, e se tornou o primeiro ex-chefe de Estado francês a ser preso desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Minutos antes de chegar à prisão, ele escreveu em uma rede social: “nesta manhã, estão prendendo um inocente”.
"A verdade triunfará, mas o preço a pagar será esmagador", acrescentou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.