Internacional
OMS afirma que ajuda humanitária em Gaza ainda é insuficiente para atender às necessidades

Operação ocorreu nesta sexta-feira (24) contra embarcação classificada pelos EUA como narcoterrorista

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Os Estados Unidos realizaram um ataque a um barco no Mar do Caribe, causando a morte de seis pessoas. A ação ocorreu nesta sexta-feira (24) e foi o primeiro ataque noturno registrado na campanha marítima americana. A embarcação era operada pelo Tren de Aragua, grupo classificado como narcoterrorista pelo governo dos EUA.
Desde agosto, esta é a décima operação das Forças Armadas contra supostas embarcações ligadas a atividades ilegais, causando pelo menos 38 mortes. Entre terça (21) e quarta-feira (22), ataques semelhantes ocorreram no Pacífico, próximos à América do Sul, em meio à escalada de tensões com Venezuela e Colômbia. A região recebeu navios de guerra americanos, sob justificativa de combate ao narcotráfico, sem detalhar drogas apreendidas.
O governo planeja expandir a campanha, incluindo operações em terra, com autorização da CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) para missões que podem envolver ações letais na Venezuela. O objetivo é atingir cartéis e sua infraestrutura, pressionando o regime de Nicolás Maduro, acusado de fraudar eleições e de vínculos com tráfico de drogas.
A ofensiva também gerou tensão diplomática com a Colômbia, após críticas de Trump ao presidente Gustavo Petro, apontado como incentivador da produção de drogas. Em resposta, a Colômbia convocou de volta seu embaixador nos EUA, ampliando o atrito político na região.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.