
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Conselho Norueguês anuncia cancelamento da cerimônia do Nobel da Paz 2025
Internacional
Conselho Norueguês anuncia cancelamento da cerimônia do Nobel da Paz 2025
A vencedora da edição de 2025, María Corina Machado, foi classificada como não alinhada com os valores do conselho

Foto: Bel Pedrosa/World Economic Forum
O Conselho Norueguês da Paz anunciou, na última sexta-feira (24), que a procissão tradicional com tochas, que homenageia o vencedor do Nobel da Paz, não será realizada para a vencedora da edição de 2025, María Corina Machado, líder da oposição Venezuelana. Segundo a nota emitida, ela não está alinhada com os valores do Conselho.
"Ficou claro que nossas organizações-membro não sentem que o vencedor do Prêmio da Paz deste ano está de acordo com os valores do Conselho Norueguês da Paz ou de nossas organizações-membro. Como uma organização guarda-chuva, é crucial que nossos eventos reflitam esses valores", destacou o comunicado.
A presidente do Conselho, Eline Lorentzen, prestou respeito ao Comitê Nobel, mas ressaltou o compromisso com os princípios representados pela entidade. "Temos grande respeito pelo Comitê Nobel e pelo Prêmio Nobel da Paz como instituição, mas, como organização, também devemos ser fiéis aos nossos próprios princípios e ao amplo movimento pela paz que representamos. Estamos ansiosos para celebrar o Prêmio Nobel da Paz novamente nos próximos anos".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

