
Internacional
Brasileiros fazem barricadas na Jamaica para chegada do furacão Melissa
Tempestade histórica já atinge a ilha com ventos de quase 300 km/h, enquanto turistas seguem em “lockdown” em hotéis

Foto: Reprodução/NOOA
Turistas brasileiros hospedados na Jamaica estão improvisando barricadas nos quartos para se proteger do furacão Melissa, que chegou ao país nesta terça-feira (28). Camas, colchões e móveis foram colocados contra janelas e portas de varanda para tentar minimizar os impactos dos ventos extremos.
Os hóspedes receberam orientação de permanecer em “lockdown” total, sem abrir as portas e buscando abrigo em áreas mais seguras, como os banheiros, durante o auge da tempestade.
Com ventos de 295 km/h, classificados como “catastróficos” por meteorologistas, e pressão interna de 892 mb, a terceira menor já registrada, o Melissa alcançou a Jamaica pelo noroeste do país. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) confirmou que o sistema tocou o sudoeste da ilha, perto de New Hope, como um furacão de categoria 5, por volta das 14h (horário de Brasília).
Antes da chegada, o NHC já havia feito alertas severos para que moradores e turistas buscassem proteção imediata. “Ventos catastróficos, inundações repentinas e marés de tempestade estão ocorrendo na ilha. Esta é uma situação extremamente perigosa e com risco de vida. Proteja-se agora”, publicou o órgão.
Autoridades jamaicanas confirmaram ao menos três mortes em decorrência da passagem do ciclone, que é considerado o mais forte da história a atingir o país.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

