
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Furacão Melissa chega a Cuba com ventos de 195 km/h após causar destruição na Jamaica
Internacional
Furacão Melissa chega a Cuba com ventos de 195 km/h após causar destruição na Jamaica
Tempestade de categoria 3 causa destruição, evacuações em massa e ameaça de deslizamentos de terra*

Foto: Reprodução/NOOA
O furacão Melissa atingiu Cuba na madrugada desta quarta-feira (29), um dia após devastar a Jamaica, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). Mesmo rebaixado para a categoria 3, o fenômeno chegou à província de Santiago de Cuba com ventos de até 195 km/h, reduzidos para 185 km/h nas horas seguintes. O NHC alertou para “maré de tempestade com risco de vida, inundações repentinas e deslizamentos de terra”, além de ventos destrutivos. Autoridades locais informaram que cerca de 735 mil pessoas foram evacuadas para abrigos e mantêm alertas de furacão para as províncias de Granma, Santiago de Cuba, Guantánamo, Holguín e Las Tunas.
Na manhã desta quarta, Melissa apresentava ventos sustentados de 193 km/h e deslocava-se a 16 km/h rumo ao nordeste. O centro do furacão estava a 32 km de Chivirico e a 97 km de Guantánamo. Meteorologistas previam que a tempestade cruzaria Cuba ainda pela manhã e avançaria em direção às Bahamas, com risco de enchentes catastróficas e novos deslizamentos. O NHC alertou que a maré de tempestade poderia alcançar até 3,6 metros e a chuva acumulada chegar a 51 centímetros em partes do leste cubano.
O presidente Miguel Díaz-Canel afirmou em pronunciamento que o país enfrentará “muitos danos”, mas garantiu que “ninguém será deixado para trás e nenhum recurso será poupado para proteger a vida da população”. Ele também pediu que os cubanos não subestimem o poder de Melissa, classificado como “o furacão mais forte a atingir o território nacional”. As aulas foram suspensas de Guantánamo a Camagüey, enquanto autoridades jamaicanas se mobilizam para avaliar os prejuízos causados pela passagem do furacão na ilha.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

