
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Candidato muçulmano lidera eleição em Nova York e Trump ameaça cortar verbas
Internacional
Candidato muçulmano lidera eleição em Nova York e Trump ameaça cortar verbas
Políticas incluem congelamento de aluguéis, transporte gratuito e impostos sobre ricos

Foto: Official White House/Daniel Torok
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump (Partido Republicano), pediu nesta segunda-feira (3) aos nova-iorquinos que votem no candidato independente Andrew Cuomo, ex-democrata, para impedir a vitória do mulçumano Zohran Mamdani (Partido Democrata) na eleição para prefeito de Nova York. Trump chamou Mamdani de "comunista" e ameaçou reduzir verbas federais à cidade caso ele vença.
Nova York, cidade mais populosa dos EUA, escolherá seu 111º prefeito nesta terça-feira (4), mas muitos eleitores já participaram do voto antecipado. A disputa envolve Mamdani, Cuomo e o republicano Curtis Sliwa, que tenta recuperar apoio após derrota em 2021.
Mamdani, de 34 anos, representa a ala mais à esquerda do Partido Democrata e propõe congelar aluguéis, criar supermercados públicos, ônibus gratuitos e creches sem custo, além de aumentar impostos sobre ricos e empresas. Sua campanha moderna usa redes sociais e podcasts para alcançar diversos grupos da cidade.
Apesar da popularidade, o candidato enfrenta críticas sobre a viabilidade de suas propostas, estimadas em mais de US$ 7 bilhões. Pesquisas indicam liderança de Mamdani, seguido por Cuomo e Sliwa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

