Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Em primeiro discurso, Zohran Mamdani desafia Trump e promete uma Nova York de resistência

Internacional

Em primeiro discurso, Zohran Mamdani desafia Trump e promete uma Nova York de resistência

Imigrante de origem ugandense promete transformar Nova York em símbolo de resistência política

Em primeiro discurso, Zohran Mamdani desafia Trump e promete uma Nova York de resistência

Foto: Reprodução/TV Globo

Por: Metro1 no dia 05 de novembro de 2025 às 07:00

Atualizado: no dia 05 de novembro de 2025 às 07:03

O novo prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, usou seu discurso de vitória para enviar um recado direto ao presidente Donald Trump. Diante de uma multidão no Brooklyn, o político socialista prometeu proteger os imigrantes, criticou os bilionários e afirmou que Nova York “será a luz num momento de escuridão política”.

Desconhecido até recentemente, Mamdani surpreendeu ao derrotar Andrew Cuomo, candidato independente e figura tradicional da política local, que havia recebido o apoio de Trump. Com mais de 92% das urnas apuradas, Mamdani venceu com nove pontos de vantagem.

Durante o discurso, o prefeito destacou que será a partir da cidade natal de Trump que surgirá a resistência à sua política. “Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o criou”, afirmou. Ele também exaltou a diversidade nova-iorquina, homenageando imigrantes de várias origens, e reafirmou que Nova York continuará sendo “uma cidade construída, impulsionada e agora liderada por imigrantes”. Muçulmano, nascido em Uganda e filho de pais indianos, Mamdani, de 34 anos, disse que sua eleição é uma resposta direta ao projeto político do presidente republicano.

Em tom provocativo, Mamdani declarou que “a melhor forma de aterrorizar um déspota é desmantelar as condições que lhe deram poder”, criticando a concentração de riqueza e a corrupção entre os bilionários da cidade. Defendeu políticas sociais e prometeu proteger grupos vulneráveis, como imigrantes, mulheres negras, pessoas trans e mães solteiras. Encerrando o discurso, advertiu Trump: “Para chegar a qualquer um de nós, o senhor terá que passar por todos nós”.