Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Príncipe William elogia fundo climático do Brasil e chama proposta de “passo visionário”

Internacional

Príncipe William elogia fundo climático do Brasil e chama proposta de “passo visionário”

Durante a abertura da COP30 em Belém, herdeiro britânico destacou liderança brasileira em sustentabilidade; vice-premiê chinês também elogiou o país e defendeu cooperação global

Príncipe William elogia fundo climático do Brasil e chama proposta de “passo visionário”

Foto: Reprodução/The Royal Family

Por: Metro1 no dia 06 de novembro de 2025 às 18:16

O príncipe William, herdeiro do trono britânico, elogiou nesta quinta-feira (6) a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), durante a abertura da Cúpula de Líderes da COP30, em Belém. Ele classificou a proposta do Brasil, apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como “um passo visionário”.

“Ao redor do mundo, países estão apresentando estratégias, planos de adaptação nacional e investindo em soluções baseadas na natureza. O financiamento climático está crescendo. Ações estão sendo tomadas em relação às emissões. A energia renovável está avançando em taxas recordes e fortalecendo economias em todo o mundo. As estratégias de adaptação também crescem. E a proposta do Brasil para o TFFF é um passo visionário para a estabilidade climática”, afirmou o príncipe.

William destacou ainda que a COP30 e a Amazônia representam um momento histórico, que exige coragem, cooperação e compromisso global. Ele lembrou os avanços do Brasil na defesa do meio ambiente e o protagonismo do país em energia renovável e agricultura sustentável desde a Eco 92.

Durante o mesmo evento, o vice-primeiro-ministro da China, Ding Xuexiang, também elogiou o trabalho do Brasil na organização da conferência e desejou sucesso às metas da COP30. Ele afirmou que a China tem ampliado investimentos em energia solar e eólica, reforçando o compromisso do país com a transição verde.

“A China é um país que honra os seus compromissos e está implementando a transição verde em todas as áreas de desenvolvimento social e econômico. Estamos de forma ativa e prudente cortando emissões para fazer grandes contribuições no enfrentamento das mudanças climáticas”, declarou Xuexiang, ao defender o multilateralismo, a cooperação internacional e a economia de baixo carbono.