Internacional
Papa Leão XIV completa seis meses de pontificado

Ex-presidente faz discurso duro contra sucessor e relaciona política de Trump à crise na saúde pública dos EUA

Foto: Rocco Avallone/Flickr Biden
O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez duras críticas a Donald Trump durante um evento do Partido Democrata em Omaha, Nebraska, na sexta-feira (7). Diante de apoiadores, Biden afirmou que Trump “destruiu a democracia” e comparou o atual presidente a uma força de “demolição”, em referência à decisão de derrubar a Ala Leste da Casa Branca para construir um salão de baile de mais de 8 mil metros quadrados. “Trump destruiu não apenas a casa do povo, mas também a Constituição, o Estado de Direito e a nossa própria democracia”, declarou.
Biden ironizou o discurso de Trump sobre viver uma “era de ouro”, dizendo que “o único ouro é o que ele pendurou na lareira”, em alusão à decoração luxuosa do Salão Oval. Em momentos mais duros, dirigiu-se diretamente ao presidente: “Você age de uma maneira que nos envergonha como nação. O senhor trabalha para nós, não apenas para bilionários e milionários.” O ex-presidente também abordou seu recente tratamento contra o câncer de próstata e destacou a importância do financiamento público à saúde, criticando os cortes promovidos por Trump e seus aliados republicanos.
As declarações ocorreram durante a mais longa paralisação governamental da história dos EUA, provocada por impasses sobre subsídios à saúde. Biden relacionou o bloqueio ao desmonte da Lei de Acesso à Saúde (Affordable Care Act), defendida pelos democratas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.