Terça-feira, 11 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Governador da Califórnia diz que ausência dos EUA na COP30 é "guerra ideológica"

Internacional

Governador da Califórnia diz que ausência dos EUA na COP30 é "guerra ideológica"

Integrante do Partido Democrata e opositor de Trump, o político está no Brasil com previsão de participar de eventos da COP30

Governador da Califórnia diz que ausência dos EUA na COP30 é "guerra ideológica"

Foto: Divulgação/Gavin Newsom no X

Por: Metro1 no dia 10 de novembro de 2025 às 14:11

Atualizado: no dia 10 de novembro de 2025 às 14:13

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, participou nesta segunda-feira (10) de simpósio em São Paulo sobre mercados e sustentabilidade. Integrante do Partido Democrata e opositor de Trump, o político está no Brasil com previsão de participar de eventos da COP30. Ele criticou a ausência de representantes do governo americano na conferência.

"Estou aqui (no Brasil) por conta da ausência de qualquer liderança do governo dos EUA, é um vácuo. É de deixar o queixo caído. Nem um representante, nem um espectador para tomar notas foi levado a Belém. Isso é uma reversão completa do progresso feito pelo governo Biden."

A declarção foi dada durante o Global Investors’ Symposium São Paulo 2025, organizado pelo Milken Institute. O evento reuniu investidores e autoridades para discutir parcerias em sustentabilidade e inovação, em sintonia com a COP30. "É uma guerra ideológica a nível federal [na questão ambiental]. São interesses, siga o dinheiro. Estamos dobrando a aposta na estupidez nos EUA, mas não no estado da Califórnia", afirmou Newsom.

Newsom disse estar chocado com a postura de Trump. "Eu tenho 4 filhos, não sei que droga está acontecendo no meu país. Nenhuma pessoa do governo americano para mostrar respeito a vocês. Esqueça a política, é um desrespeito. Estamos no Brasil, um dos nossos maiores parceiros comerciais e uma das grandes democracias do mundo. Tanta terra rara aqui, mas em vez disso dedo do meio com tarifas de 50%. É vergonhoso", disse o governador.