Internacional
Vulcão Sakurajima entra em erupção no Japão

Voto é obrigatório pela primeira vez desde 2012

Foto: Freepik
As urnas no Chile abriram às 8h deste domingo (16) para uma eleição na qual 15,7 milhões de eleitores escolhem quem ocupará a Presidência entre 2026 e 2030. Segundo pesquisa Atlas/Intel, a candidata de esquerda Jeannette Jara lidera as intenções de voto no primeiro turno, seguida por José Antonio Kast, da extrema-direita, com 18,1%. Esta é a primeira eleição presidencial desde 2012 em que o voto é obrigatório, com multa para quem não comparecer.
Além da escolha presidencial, os chilenos renovam 23 das 50 cadeiras do Senado nas regiões de Arica e Parinacota, Tarapacá, Atacama, Valparaíso, Maule, La Araucanía e Aysén. Também serão escolhidos todos os 155 deputados da Câmara, em uma disputa nacional que redefine o equilíbrio político do país. O pleito reúne oito candidatos, entre eles Jara, Kast, Evelyn Matthei, Marco Enríquez-Ominami e Franco Parisi.
Se nenhum candidato superar 50% dos votos válidos, haverá segundo turno em 14 de dezembro. O vencedor assumirá a Presidência em 11 de março de 2026, sucedendo Gabriel Boric. As pesquisas apontam cenário competitivo, especialmente em eventual disputa entre esquerda e direita no segundo turno.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.