
Internacional
Em comício, Maduro usa música de John Lennon para apelar por paz
O governo venezuelano também anunciou uma mobilização militar nacional

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em meio ao aumento da tensão militar no Caribe, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a pedir paz aos Estados Unidos neste sábado (15). Durante um comício em Miranda, ele surpreendeu o público ao cantar “Imagine”, de John Lennon, enquanto defendia convivência e esperança entre os dois países.
O pedido acontece em um momento de forte atrito entre Caracas e Washington. Os Estados Unidos reforçaram a presença militar na região com a operação Lança do Sul, anunciada pelo secretário de Defesa Pete Hegseth, mobilizando o Comando Sul para combater o que o governo americano chama de narcoterrorismo.
De acordo com dados divulgados pelos EUA, a ofensiva já resultou em 20 ataques contra embarcações suspeitas de tráfico, deixando 80 mortos no Caribe. Maduro criticou a ação e reagiu após Trinidad e Tobago informar que iniciará exercícios militares conjuntos com tropas americanas.
O governo venezuelano também anunciou uma mobilização militar nacional e acusa os EUA de criar um clima de guerra para justificar uma intervenção. As declarações aumentam rumores sobre um possível ataque terrestre, alimentados por falas recentes de Donald Trump, que voltou a acusar Maduro de liderar redes de narcotráfico — acusações negadas por Caracas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

