
Internacional
Esquerdista Jara e direitista Kast disputam 2º turno no Chile
Após uma votação fragmentada, Jara lidera a corrida presidencial com 26,81%, seguida por Kast, que tenta chegar ao Palácio de La Moneda pela terceira vez

Foto: divulgacai
O segundo turno das eleições presidenciais no Chile será disputado pela esquerdista Jeannette Jara, candidata do presidente Gabriel Boric, e pelo direitista José Antonio Kast.
O pleito aconteceu neste domingo (16) e teve Jara com 26,81% dos votos e Kast com 23,99%. O centro-direitista Franco Parisi apareceu em terceiro lugar, com 19,61%, seguido pelo libertário Johannes Kaiser (13,93%) e pela conservadora Evelyn Matthei (12,54%). O segundo turno está marcado para 14 de dezembro.
Jara tem 51 anos, é afiliada ao Partido Comunista do Chile, sigla que nesta eleição está encabeçando uma grande coalizão de esquerda. Ela foi ministra do Trabalho e da Previdência Social no governo Boric entre março de 2022 e abril de 2025.
Já Kast tenta pela terceira vez chegar à Presidência chileda, depois de ser vereador no município de Buin e deputado nacional por quatro mandatos consecutivos (2002–2018). Kast é amigo da família Bolsonaro e filiado ao Partido Republicano, legenda que fundou em 2019.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

