
Internacional
Visto americano terá restrições para pessoas obesas
Novas diretrizes valerão apenas para estrangeiros que buscam imigrar ao país

Foto: Canva imagens
O governo de Donald Trump decidiu ampliar o controle sobre a entrada de estrangeiros nos Estados Unidos e passará a usar condições de saúde como parte do processo de análise de vistos. De acordo com novas orientações, doenças como diabetes, hipertensão e até obesidade poderão pesar contra o solicitante.
O documento foi enviado pelo Departamento de Estado a embaixadas e consulados norte-americanos. A diretriz, repassada na terça-feira (11), determina que a equipe consular avalie o impacto financeiro que determinados problemas de saúde podem gerar ao sistema público dos EUA.
No texto, o secretário de Estado, Marco Rubio, afirma que a obesidade pode demandar “tratamentos prolongados e custosos”, o que justificaria uma maior rigidez na concessão de vistos de longa duração.
O memorando também orienta os diplomatas a observarem se o solicitante cuida de dependentes com deficiências ou condições crônicas que exijam atenção constante, algo que, segundo o governo, poderia limitar sua capacidade de trabalhar no país.
A política foi revelada pelo site KFF Health News e confirmada à AFP por uma porta-voz do Departamento de Estado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

