
Internacional
Rússia lança mega-ataque que deixa 25 mortos na Ucrânia
Moscou lançou 524 drones e mísseis e faz Polônia e Romênia mobilizarem caças

Foto: Viacheslav Ratynskyi / the Collection of war.ukraine.ua
Um ataque em larga escala lançado pela Rússia deixou ao menos 25 mortos na noite desta quarta-feira (19) em uma cidade do oeste da Ucrânia, em mais um episódio da guerra que se arrasta desde 2022.
O bombardeio levou Polônia e Romênia, países vizinhos, a mobilizarem suas forças aéreas e a restringirem o espaço aéreo por precaução diante do risco de incursão de drones ou mísseis. Segundo autoridades ucranianas, Moscou lançou 524 drones e mísseis em direção principalmente ao oeste do país.
Um dos alvos mais atingidos foi a cidade de Ternopil, a cerca de 120 quilômetros de Lviv, onde um prédio residencial foi diretamente impactado, causando parte das mortes e destruição generalizada. Apesar da mobilização militar dos países da Otan na região, não houve violação de seus territórios no ataque desta quarta. O episódio, porém, reforça o temor de escalada do conflito e evidencia a intensidade crescente das ofensivas aéreas russas nos últimos meses.
Além dos mortos, há ao menos 73 feridos, 15 deles crianças, segundo a prefeitura. Kiev afirmou ter derrubado 442 dos 476 drones e 41 dos 48 mísseis lançados, com 14 pontos de impacto direto e 6 atingidos por destroços.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

