Internacional
Operação da polícia italiana desbancou esquema que fornecia falso atestado de residência para brasileiros

Fontes afirmam que os líderes discutiram a possibilidade de um encontro nos EUA

Foto: Official White House/Daniel Torok/Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou por telefone com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no último fim de semana. Durante a ligação, também participou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, crítico do governo venezuelano. Fontes afirmam que os líderes discutiram a possibilidade de um encontro nos EUA, mas nenhum encontro presencial foi agendado.
A ligação ocorreu poucos dias antes do Departamento de Estado dos EUA classificar o Cartel de los Soles como organização terrorista estrangeira, grupo que, segundo Washington, é liderado por Maduro. Trump já havia sinalizado abertura para diálogo, enquanto Maduro se mostrou disposto a um encontro “cara a cara”. Não foram divulgados detalhes sobre o conteúdo da conversa. As informações foram divulgadas pelo jornal The New York Times nesta sexta-feira (28).
Desde agosto, os EUA mantêm operação militar no Caribe, próxima à Venezuela, com bombardeios a embarcações suspeitas de tráfico de drogas, resultando em pelo menos 83 mortos, segundo o governo americano. A Casa Branca afirma que a ação visa combater o narcotráfico internacional, mas fontes anônimas indicam que o objetivo final seria a retirada de Maduro do poder. Trump também anunciou que uma ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela começará “muito em breve”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.