Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 02 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Papa Leão 14 pede que Trump descarte ação militar contra Maduro

Internacional

Papa Leão 14 pede que Trump descarte ação militar contra Maduro

Pontífice alerta para riscos de intervenção e defende alternativas diplomáticas para crise na Venezuela

Papa Leão 14 pede que Trump descarte ação militar contra Maduro

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 02 de dezembro de 2025 às 14:51

O papa Leão 14 fez um apelo nesta terça-feira (2) para que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não tente derrubar o ditador venezuelano Nicolás Maduro por meio de uma intervenção militar. O primeiro pontífice norte-americano afirmou que a alternativa mais responsável seria priorizar o diálogo ou aumentar a pressão econômica caso Washington queira promover mudanças no país.

O governo Trump vem avaliando diferentes estratégias para enfrentar o que acusa ser o envolvimento direto de Maduro no tráfico de drogas para os EUA, algo que o líder venezuelano nega.

Em entrevista a jornalistas a bordo do voo de retorno a Roma, após visitar Turquia e Líbano em sua primeira viagem internacional, o papa disse que os Estados Unidos deveriam buscar “outros caminhos” para promover transformações na Venezuela, “se é isso que desejam”.

Reportagem da Reuters no mês passado revelou que Washington analisa inclusive a possibilidade de uma operação para derrubar Maduro. Militares norte-americanos já estariam preparados para uma nova fase de ações, depois de uma grande mobilização no Caribe e quase três meses de ofensivas contra embarcações suspeitas de ligação com o narcotráfico perto da costa venezuelana.

Questionado sobre as intenções reais do governo Trump, Leão 14 afirmou que os sinais são contraditórios. “Por um lado, parece que houve um telefonema entre os dois presidentes”, disse, lembrando a conversa recente entre Trump e Maduro. “Por outro, há o risco de alguma atividade, alguma operação. As vozes vindas dos Estados Unidos mudam com frequência”, completou.

Escolhido papa em maio, Leão 14 é natural de Chicago e tem forte vínculo com a América Latina, onde viveu durante muitos anos no Peru.