
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
IA pode aumentar divisão entre países ricos e pobres, alerta relatório da ONU
Internacional
IA pode aumentar divisão entre países ricos e pobres, alerta relatório da ONU
Documento aponta risco de uma “grande divergência” no desempenho econômico

Foto: Canva Imagens
A inteligência artificial pode aprofundar a distância entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (2) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O documento aponta risco de uma “grande divergência” no desempenho econômico, nas qualificações da força de trabalho e na capacidade de governança das nações.
De acordo com Philip Schellekens, economista-chefe do Escritório Regional Ásia-Pacífico do PNUD, após décadas de convergência impulsionadas pelo comércio, tecnologia e desenvolvimento, as conquistas em renda, saúde e educação podem ser corroídas pela adoção desigual da IA. Ele afirma que até países ricos enfrentarão impactos caso as nações mais pobres fiquem para trás.
Schellekens ressalta que o avanço das desigualdades pode gerar efeitos colaterais preocupantes, como pressões sobre a segurança global e aumento da migração irregular. O relatório defende a adoção de políticas públicas que tornem o acesso e os benefícios da IA mais equitativos entre as economias.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

