Internacional
Paramount faz oferta de US$ 108,4 bilhões pela Warner Bros e pressiona acordo da Netflix

Primeiras reuniões com participação do Brasil ocorrerão em Washington em dezembro

Foto: Official White House/Daniel Torok
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vetou a participação da África do Sul nas próximas reuniões do G20 e convidou a Polônia para ocupar a vaga. A decisão faz parte da estratégia americana de criar um “novo G20”, centrado em crescimento econômico e tecnologia, em meio a críticas ao governo sul-africano por suposta perseguição à minoria branca e desapropriações de terras.
De acordo com a CNN, o governo dos EUA afirmou que a Polônia é parceira natural dos EUA, destacando seu crescimento econômico e alinhamento estratégico. O país europeu passa a integrar o grupo das 20 maiores economias do mundo, reforçando laços comerciais e políticos com Washington.
Durante a presidência sul-africana, os Estados Unidos atuaram para bloquear decisões sobre mudanças climáticas, inclusão social e dependência de ajuda externa. A proposta americana é focar o G20 exclusivamente em parcerias comerciais, inovação e fortalecimento de cadeias de suprimento.
As primeiras reuniões de negociadores do G20, incluindo representantes do Brasil, ocorrerão em Washington nos dias 15 e 16 de dezembro, com encontros programados ao longo de 2026. O governo americano anunciou que seguirá à frente da presidência do grupo com reuniões presenciais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.