
Internacional
María Corina Machado não participa de cerimônia do Nobel da Paz em Oslo
María não aparece em público há 11 meses

Foto: Divulgação/Bel Pedrosa/World Economic Forum
A vencedora do Nobel da Paz, María Corina Machado, não participou da cerimônia de entrega do prêmio realizada nesta quarta-feira (10) em Oslo, na Noruega. A filha da opositora, Ana Corina Machado, recebeu o prêmio em seu nome. Também estavam presentes a mãe de María Corina e Edmundo González, candidato da oposição que afirma ter vencido as últimas eleições na Venezuela.
Durante a cerimônia, um porta-voz do Comitê do Nobel informou que María Corina está a caminho de Oslo e deve chegar apenas à noite. Em mensagem enviada ao comitê, ela disse que estava viajando, mas não revelou sua localização. O comitê lembrou que a vencedora vive escondida na Venezuela desde que recebeu um mandado de prisão do governo de Nicolás Maduro.
O comunicado não explica por que ela não pôde comparecer, mas afirma que a viagem ocorreu em situação de grande risco e que ela está segura. O Instituto Nobel disse não saber exatamente onde María Corina estava no momento da cerimônia.
María não aparece em público há 11 meses, desde que participou de um protesto em Caracas e foi brevemente sequestrada. O porta-voz Erik Aasheim ressaltou que ela própria afirmou ter enfrentado grandes dificuldades para viajar à Noruega.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

