Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

María Corina Machado não participa de cerimônia do Nobel da Paz em Oslo

Internacional

María Corina Machado não participa de cerimônia do Nobel da Paz em Oslo

María não aparece em público há 11 meses

María Corina Machado não participa de cerimônia do Nobel da Paz em Oslo

Foto: Divulgação/Bel Pedrosa/World Economic Forum

Por: Metro1 no dia 10 de dezembro de 2025 às 09:56

A vencedora do Nobel da Paz, María Corina Machado, não participou da cerimônia de entrega do prêmio realizada nesta quarta-feira (10) em Oslo, na Noruega. A filha da opositora, Ana Corina Machado, recebeu o prêmio em seu nome. Também estavam presentes a mãe de María Corina e Edmundo González, candidato da oposição que afirma ter vencido as últimas eleições na Venezuela.

Durante a cerimônia, um porta-voz do Comitê do Nobel informou que María Corina está a caminho de Oslo e deve chegar apenas à noite. Em mensagem enviada ao comitê, ela disse que estava viajando, mas não revelou sua localização. O comitê lembrou que a vencedora vive escondida na Venezuela desde que recebeu um mandado de prisão do governo de Nicolás Maduro.

O comunicado não explica por que ela não pôde comparecer, mas afirma que a viagem ocorreu em situação de grande risco e que ela está segura. O Instituto Nobel disse não saber exatamente onde María Corina estava no momento da cerimônia.

María não aparece em público há 11 meses, desde que participou de um protesto em Caracas e foi brevemente sequestrada. O porta-voz Erik Aasheim ressaltou que ela própria afirmou ter enfrentado grandes dificuldades para viajar à Noruega.