
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Maior usina nuclear do mundo será reativada no Japão após 15 anos desastre de Fukushima
Internacional
Maior usina nuclear do mundo será reativada no Japão após 15 anos desastre de Fukushima
Usina de Niigata será a primeira a reabrir sob a operação da TEPCO, empresa que administrava a usina de Fukushima Daiichi

Foto: Canva imagens
As autoridades do Japão aprovaram a reativação da maior usina nuclear do mundo, que permaneceu inativa por mais de uma década após o desastre nuclear de Fukushima. A aprovação foi feita nesta segunda-feira (22), através da Assembleia da província de Niigata, onde fica a usina de Kashiwazaki-Kariwa.
O governador de Niigata, Hideyo Hanazumi, que apoiou a retomada das atividades, disse que “este é um marco, mas não é o fim. Não há fim no que diz respeito a garantir a segurança dos moradores de Niigata.”
O complexo industrial de Kashiwazaki-Kariwa, localizado a cerca de 220 km a noroeste de Tóquio, estava entre os 54 reatores fechados após o terremoto e tsunami de 2011, que devastaram a usina de Fukushima Daiichi, no pior desastre nuclear desde Chernobyl. A usina de Niigata será a primeira a reabrir sob a operação da TEPCO, a empresa que administrava a usina de Fukushima Daiichi.
O porta-voz da TEPCO, Masakatsu Takata, se pronunciou: “Continuamos firmemente comprometidos em nunca repetir um acidente como esse e em garantir que os moradores de Niigata jamais passem por algo semelhante”, disse.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

