Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Candidato apoiado por Trump vence eleição em Honduras após atrasos

Internacional

Candidato apoiado por Trump vence eleição em Honduras após atrasos

Nasry Asfura é declarado presidente em pleito marcado por falhas técnicas e acusações de fraude

Candidato apoiado por Trump vence eleição em Honduras após atrasos

Foto: Canva Imagens

Por: Metro1 no dia 25 de dezembro de 2025 às 07:47

O candidato conservador Nasry Asfura, do Partido Nacional, foi declarado vencedor da eleição presidencial de Honduras nesta quarta-feira (24), após semanas de atraso na divulgação do resultado. Apoiado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ele substituirá Xiomara Castro, que levou a esquerda de volta ao poder em 2021.

O pleito ocorreu em 30 de novembro, mas a apuração foi marcada por problemas técnicos, atrasos e denúncias de fraude. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Asfura obteve 40,3% dos votos, superando por margem estreita o candidato do Partido Liberal, Salvador Nasralla, que alcançou 39,5%.

A disputa acirrada levou o CNE a realizar a contagem manual de cerca de 15% das atas eleitorais para confirmar o resultado. Nas redes sociais, Asfura comemorou a vitória e afirmou estar pronto para governar. A posse está prevista para 27 de janeiro, com mandato até 2030.

Apesar das acusações feitas por diferentes grupos políticos, observadores internacionais disseram não ter encontrado indícios de fraude em larga escala. De acordo com o The New York Times, missões de observação acompanharam o processo eleitoral. “Não encontrei provas de fraude generalizada”, afirmou Héctor Corrales, integrante da missão da União Europeia.