Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 02 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Trump faz alerta ao Irã e fala em possível intervenção após mortes em protestos

Internacional

Trump faz alerta ao Irã e fala em possível intervenção após mortes em protestos

Manifestações contra a crise econômica avançam pelo país, enquanto governo iraniano sinaliza negociação

Trump faz alerta ao Irã e fala em possível intervenção após mortes em protestos

Foto: Official White House/Daniel Torok

Por: Metro 1 no dia 02 de janeiro de 2026 às 12:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou o Irã ao mencionando a intervenção norte-americana após a morte de duas pessoas durante uma série de protestos motivados pela crise econômica que afeta o país.

Em uma mensagem publicada na rede social Truth Social, Trump afirmou que Washington estaria disposto a agir caso o governo iraniano empregue força letal contra manifestantes. “Se o Irã atirar e matar manifestantes pacíficos, como é recorrente, os Estados Unidos da América irão em seu socorro. Estamos prontos para tomar providências”, escreveu o chefe do Executivo norte-americano.

Segundo veículos da imprensa internacional, as mortes ocorreram na cidade de Lordegan, localizada no sudoeste do Irã. As manifestações tiveram início no domingo, dia 28, na capital Teerã, e posteriormente se expandiram para outras localidades do país.

Em meio à mobilização popular, o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, adotou um discurso conciliador e indicou disposição para o diálogo. Sob pressão de sanções internacionais ligadas ao programa nuclear iraniano, ele declarou estar aberto a negociações com os manifestantes.

Em nota divulgada na segunda-feira (29) na rede social X, Pezeshkian informou ter orientado o ministro do Interior a ouvir as “demandas legítimas” da população por meio de conversas com representantes dos protestos, como forma de reduzir as tensões e buscar uma solução pacífica para a crise.