
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
ONU critica ação dos EUA na Venezuela e alerta para violação do direito internacional
Internacional
ONU critica ação dos EUA na Venezuela e alerta para violação do direito internacional
Organização afirma que intervenção agrava insegurança global

Foto: ONU/Mark Garten
O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos afirmou nesta terça-feira (6) que a intervenção dos Estados Unidos na Venezuela viola o direito internacional e torna o mundo menos seguro. Segundo o órgão, a comunidade internacional deve se posicionar de forma unificada contra o uso da força entre Estados.
A declaração ocorre após forças americanas capturarem o presidente venezuelano Nicolás Maduro em uma operação surpresa em Caracas. Ele responde a quatro acusações criminais nos EUA, incluindo narcoterrorismo. Após a ação, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu a presidência interina do país.
Para a ONU, a operação fere princípios básicos do direito internacional ao ameaçar a integridade territorial e a independência política de um Estado. A porta-voz Ravina Shamdasani afirmou que a intervenção não representa avanço para os direitos humanos e aumenta a instabilidade global.
Maduro e a esposa, Cilia Flores, se declararam inocentes em audiência realizada em Nova York. A próxima sessão do caso está marcada para 17 de março.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

