Internacional
Venezuela anuncia libertação de presos políticos com mediação do Brasil e outros países

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Trump discute compra da Groenlândia e mantém opções em aberto, diz Casa Branca
Secretária afirma que aquisição do território ártico é vista como estratégica para a segurança nacional dos Estados Unidos

Foto: Official White House/Daniel Torok
O governo de Donald Trump está discutindo “ativamente” a possibilidade de compra da Groenlândia, afirmou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, durante coletiva realizada nesta quarta-feira (7). Segundo ela, o presidente prioriza uma solução diplomática, mas não descarta outras alternativas.
A Groenlândia voltou ao centro das atenções internacionais após a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, quando Trump renovou o interesse em adquirir a ilha localizada no Ártico. Autoridades norte-americanas têm reiterado que o território é considerado estratégico e fundamental para a segurança nacional do país.
De acordo com Leavitt, a possível aquisição está sendo debatida pelo presidente e sua equipe de segurança nacional, que veem a Groenlândia como vantajosa para os interesses dos Estados Unidos. Ela destacou ainda que Trump avalia ser do interesse do país conter a influência e a atuação da Rússia e da China na região do Ártico, o que explica a discussão sobre uma eventual compra.
Questionada sobre o fato de Trump não descartar o uso de força militar para assumir o controle do território, hipótese que provocou reação da Dinamarca e de outros aliados da Otan, Leavitt afirmou que todas as opções permanecem sobre a mesa. “A primeira opção do presidente sempre foi a diplomacia”, declarou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.