
Internacional
Rússia usa míssil hipersônico contra Ucrânia
Presidente da Ucrânia diz que, até o momento, quatro mortes foram registradas em Kiev, além de dezenas de feridos

Foto: Reprodução/Yonhap News
A Rússia lançou, entre a noite de ontem e a madrugada desta sexta-feira (9), um míssil hipersônico de médio alcance Oreshnik contra a Ucrânia em um ataque massivo de drones. O Ataque ocorre durante as negociações para um acordo de paz.
O míssil Oreshnik, lançado pela segunda vez contra Kiev, é considerado como uma das armas mais avançadas do país, e pode chegar a dez vezes a velocidade do som. Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, o lançamento do projétil foi uma resposta a uma suposta tentativa de drone ucraniano de atacar uma das residências do presidente Vladimir Putin em dezembro do ano passado.
O primeiro ataque com um míssil Oreshnik ocorreu no fim de 2024. Os alvos teriam sido infraestruturas críticas na Ucrânia, segundo o governo russo, que acrescentou que foram utilizados drones de ataque, armamento terrestre e marítimo de alta precisão e longo alcance.
Nas redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que o seu país foi alvo do míssil, além de 22 mísseis de cruzeiro e outros 13 mísseis balísticos. No ataque, foram detectados o uso de 242 drones e, até o momento, quatro mortes foram registradas apenas na capital, Kiev, além de dezenas de feridos, segundo o presidente.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

