
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Governo brasileiro deixa de administrar embaixada argentina na Venezuela
Internacional
Governo brasileiro deixa de administrar embaixada argentina na Venezuela
Mudança acontece em um contexto de divergências entre Brasil e Argentina sobre a operação militar conduzida pelos EUA na Venezuela

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Brasil decidiu encerrar a administração da embaixada da Argentina na Venezuela e comunicou a medida tanto ao governo argentino quanto à gestão de Delcy Rodríguez, presidente interina do país caribenho. A representação diplomática vinha sendo exercida pelo governo brasileiro desde agosto de 2024, a pedido do presidente argentino Javier Milei, após a expulsão dos diplomatas da Argentina determinada pelo então presidente venezuelano Nicolás Maduro.
De acordo om o portal O Globo, a mudança acontece em um contexto de divergências entre Brasil e Argentina sobre a operação militar conduzida pelos Estados Unidos na Venezuela na última semana, que levou à captura de Maduro.
Enquanto o governo Lula condenou a ação e passou a articular com outros países da região em defesa da autodeterminação dos povos e da soberania nacional, o presidente argentino, Javier Milei, apoiou publicamente a ofensiva ordenada pelo presidente norte-americano Donald Trump.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

