Domingo, 11 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Presidente do México reage a Trump e diz que país não quer confronto com os EUA

Internacional

Presidente do México reage a Trump e diz que país não quer confronto com os EUA

Declarações sobre ataques a cartéis são vistas como forma de comunicação do líder americano

Presidente do México reage a Trump e diz que país não quer confronto com os EUA

Foto: Reprodução/X

Por: Metro1 no dia 11 de janeiro de 2026 às 08:58

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a possibilidade de ataques terrestres contra cartéis de drogas fazem parte de sua “forma de comunicação”. Segundo ela, o governo mexicano está disposto a dialogar com Washington para fortalecer a cooperação entre os dois países, caso seja necessário.

Em entrevista coletiva, Sheinbaum explicou que, diante das falas de Trump nos últimos dias, solicitou ao ministro das Relações Exteriores, Juan Ramón de la Fuente, que entrasse em contato direto com o secretário de Estado norte-americano. A presidente não descartou uma conversa direta com Trump para reforçar a coordenação bilateral no combate ao crime organizado.

As declarações ocorrem após Trump afirmar, na quinta-feira (8), que os Estados Unidos devem iniciar em breve ações em terra contra cartéis de drogas, citando especificamente o México. Em entrevista à Fox News, o presidente americano disse que seu governo já teria reduzido em 97% a entrada de drogas por via marítima e que agora passaria a atuar diretamente em solo.

Trump também declarou que os cartéis estariam “controlando o México”, classificando a situação como “muito triste”. Diante disso, Sheinbaum reiterou que o país não busca confronto com os Estados Unidos e defendeu o fortalecimento do diálogo e da cooperação como caminho para enfrentar o problema do narcotráfico.