
Internacional
"Continuem protestando", diz Trump sobre manifestações no Irã
Presidente disse que reuniões com autoridades iranianas foram canceladas "até que a matança sem sentido de manifestantes pare"

Foto: The White House
Após intensos protestos no Irã que acontecem há cerca de duas semanas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (13) que os iranianos devem continuar protestando.
Na postagem, feita na rede Truth Social, Trump afirmou: "Patriotas iranianos, CONTINUEM PROTESTANDO — OCUPEM SUAS INSTITUIÇÕES!!!" Além disso, acrescentou que a população deve guardar o nome dos assassinos e abusadores, pois eles "pagarão um preço alto."
Ainda na publicação, o presidente republicano disse que as reuniões com autoridades iranianas foram canceladas "até que a matança sem sentido de manifestantes pare" e completou afirmando que a ajuda está a caminho.
Os protestos
Após dezessete dias dos protestos que reivindicam mudanças políticas e tecem críticas ao governo do aiatolá Ali Khamenei, pelo menos 734 manifestantes — incluindo doze crianças e seis mulheres — foram mortos pelas forças estatais, e milhares ficaram feridos, segundo informações da ONG Iran Human Rights.
Reunião dos EUA sobre Irã
O presidente Donald Trump ficou de participar nesta terça-feira (12) de uma reunião com altos funcionários do governo para discutir possíveis opções de resposta aos atos no Irã. A pauta do encontro deve ser a discussão sobre as ações futuras em relação à crise iraniana, entre elas a adoção de novas sanções contra o regime, a possibilidade de ações militares, o uso de armas cibernéticas contra alvos militares e civis e o reforço de plataformas antigovernamentais na internet. O envio de terminais da Starlink ao Irã — provedor de internet via satélite — também é considerado uma possibilidade para permitir o restabelecimento do acesso à rede, que foi recentemente interrompido pelas autoridades iranianas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

