
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Embaixador brasileiro relata restrições à informação após bloqueio da internet no Irã
Internacional
Embaixador brasileiro relata restrições à informação após bloqueio da internet no Irã
André Veras Guimarães fala sobre as dificuldades com bloqueio da internet, a situação pelas ruas de Teerã e sobre o plano de retirada de cidadãos brasileiros do país

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O embaixador do Brasil no Irã, André Veras Guimarães, revelou em entrevista que o acesso a informações no país está severamente limitado devido ao corte de internet imposto pelo regime iraniano.
Falando diretamente de Teerã, capital que tem sido palco de protestos, o diplomata comentou a atual situação no país. A informação é da CNN. Segundo Guimarães, a realidade que ele observa nas ruas de Teerã é menos violenta do que o retratado pela mídia internacional.
"De fato, nós estamos também seguindo aqui as manifestações, mas eu tenho a impressão de que a visão que nós podemos ter é muito menos rigorosa no aspecto da violência das manifestações e da ação do governo do que se está mostrando na mídia internacional", explicou.
O embaixador afirmou que circulou por diferentes áreas da capital para verificar pessoalmente a situação, mas não presenciou o nível de violência mostrado em imagens que circulam internacionalmente. "Eu vi protestos, sim, pessoas que foram em suas janelas e protestaram, eu vi situações em que carros passam buzinando, pessoas gritam ordens, frase de slogans contra o regime, contra as suas autoridades, mas eu não vi esse nível de violência e de destruição que essas imagens mostram", relatou o embaixador.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

