
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Presidente interina da Venezuela destitui ministro aliado de Nicolás Maduro
Internacional
Presidente interina da Venezuela destitui ministro aliado de Nicolás Maduro
Álex Saab deixa o cargo após fusão de ministérios anunciada pelo governo

Foto: Prensa Presidencial
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, destituiu nesta sexta-feira (16) o empresário colombiano Álex Saab do cargo de ministro da Indústria. A decisão foi anunciada após a fusão do Ministério do Poder Popular para as Indústrias e Produção Nacional com o Ministério do Comércio Nacional, que passa a ser comandado por Luis Antonio Villegas.
Em publicação nas redes sociais, Delcy agradeceu a Saab pelos “serviços prestados” e afirmou que ele assumirá novas atribuições dentro do governo. A destituição ocorre em um contexto de aumento da pressão dos Estados Unidos sobre Caracas, intensificada após os episódios registrados no dia 3 de janeiro.
Álex Saab é acusado por autoridades norte-americanas e por governos de outros países, como a Colômbia, de atuar como “laranja” em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro ligados ao entorno de Nicolás Maduro. Preso em 2020, em Cabo Verde, a pedido dos Estados Unidos, ele foi libertado em 2023 como parte de um acordo bilateral que resultou na soltura de dez cidadãos americanos detidos na Venezuela.
Aliado próximo de Maduro, Saab foi nomeado ministro da Indústria em outubro de 2024, durante o governo do líder deposto. Sua saída do cargo ocorre em meio a uma reconfiguração política no país e a uma mudança de postura do governo interino, que tem sinalizado disposição para retomar o diálogo com Washington.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

