Internacional
Destroços de aeronave desaparecida foram encontrados, mas tripulantes seguem desaparecidos

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Países europeus respondem ameaças de Trump e reforçam defesa à Groenlândia
Os países ressaltam defesa da soberania e fortalecimento da segurança no Ártico

Foto: Alan Santos/PR
Os países europeus que foram ameaçados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se defenderam, neste domingo (18), e ressaltaram a união para defesa da soberania nacional. A ameaça aconteceu após oposição ao controle norte-americano sobre a Groenlândia. Junto com a Eslovênia, os oito países enviaram militares para a Groenlândia.
"Continuaremos unidos e coordenados na nossa resposta. Estamos comprometidos em defender a nossa soberania... Comprometidos em fortalecer a segurança no Ártico", publicaram os oito países ameaçados, por meio de um comunicado conjunto. São eles: Dinamarca, França, Alemanha, Finlândia, Países Baixos, Noruega, Suécia e Reino Unido.
Ressaltaram que o movimento do envio de militares não representa ameaça. O contingente é parte de uma missão de reconhecimento, no âmbito da ação dinamarquesa Arctic Endurance, organizada com aliados da Organização Tratado do Atlântico Norte (Otan).
"Com base no processo iniciado na semana passada, estamos prontos para dialogar com base nos princípios da soberania e da integridade territorial, que apoiamos firmemente", diz o comunicado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.