
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Incêndios florestais no Chile deixam ao menos 16 mortos e provocam evacuações em massa
Internacional
Incêndios florestais no Chile deixam ao menos 16 mortos e provocam evacuações em massa
Segundo autoridades chilenas, ventos fortes, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar têm favorecido a rápida propagação do fogo

Foto: Reprodução/X/ Max Henriquez Daza
Ao menos 16 pessoas morreram em meio à grave crise de incêndios florestais que atinge o Chile, especialmente as regiões de Ñuble e Biobío, no sul do país. As chamas já forçaram a evacuação de cerca de 20 mil moradores, enquanto bombeiros enfrentam mais de 20 focos de incêndio ativos, em condições climáticas adversas que dificultam o controle do fogo.
Diante da gravidade da situação, o presidente Gabriel Boric decretou estado de catástrofe nas áreas mais afetadas, permitindo a mobilização total de recursos do governo para o combate às chamas e o apoio às comunidades atingidas. “Em vista dos graves incêndios em curso, decidi declarar estado de catástrofe nas regiões de Ñuble e Biobío. Todos os recursos estão disponíveis”, afirmou.
Segundo autoridades chilenas, ventos fortes, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar têm favorecido a rápida propagação do fogo, que já destruiu milhares de hectares de vegetação e ameaça áreas urbanas. A situação permanece em evolução, com esforços concentrados na proteção de vidas e de propriedades.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

