Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Eleição presidencial de Portugal vai ao segundo turno; entenda disputa

Internacional

Eleição presidencial de Portugal vai ao segundo turno; entenda disputa

Disputa reflete divisão do cenário político português

Eleição presidencial de Portugal vai ao segundo turno; entenda disputa

Foto: Canva Imagens

Por: Metro1 no dia 19 de janeiro de 2026 às 09:21

Portugal não escolheu seu próximo presidente no primeiro turno das eleições de 2026. Com 98% das urnas apuradas neste domingo (18), António José Seguro liderou a votação, com 30,87%, seguido por André Ventura, que obteve 23,79%. O resultado levou a disputa para o segundo turno, que reunirá os dois candidatos mais votados. As informações são da CNN.


A realização de um segundo turno é um fato raro no país e não ocorria há cerca de 40 anos. A nova votação está provisoriamente marcada para o dia 8 de fevereiro. Embora o cargo de presidente tenha caráter sobretudo cerimonial, ele inclui poderes institucionais relevantes, como a possibilidade de vetar leis e dissolver o Parlamento em situações específicas.

Quem é António José Seguro

António José Seguro, de 63 anos, foi líder do Partido Socialista e deixou a vida política após perder a liderança da sigla em 2014 para António Costa. Em junho do ano passado, ele anunciou sua candidatura à presidência. Seguro é empresário nos setores de turismo, agricultura e produtos alimentares, e tem formação acadêmica em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Lisboa. Ele também é mestre em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa.

Quem é André Ventura

André Ventura, de 42 anos, é o fundador e líder do partido Chega. Antes de entrar na política, ele trabalhou como comentarista esportivo na televisão, o que ajudou a aumentar sua visibilidade. O Chega ganhou força e se tornou a segunda maior força parlamentar em 2025, com um discurso voltado ao combate à corrupção e à imigração. Analistas acabam definindo o partido como uma estrutura centrada na figura de Ventura, um “show de um homem só”, porque ele tem forte presença pessoal e lidera a legenda de forma muito marcada.