Internacional
Venezuela: Presidente interina anuncia repasse de US$ 300 milhões pela venda de petróleo por parte dos EUA

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Trump desembarca na Suíça e deve pressionar pela Groenlândia no Fórum Econômico Mundial
Presidente americano chega a Davos enquanto relações transatlânticas enfrentam maior tensão em décadas

Foto: Official White House/Joyce N. Boghosian
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou nesta quarta-feira (21) a Zurique, na Suíça, e seguirá para Davos para participar do Fórum Econômico Mundial (FEM), encontro anual de líderes globais sobre economia e política. Sua viagem ocorre em meio a crescente pressão para que os EUA adquiram a Groenlândia, território dinamarquês, provocando protestos na Europa e tensões transatlânticas.
Trump deve se tornar o centro das atenções no FEM, que reúne as principais elites globais, mesmo após um primeiro ano de mandato turbulento. A chegada a Davos sofreu atraso de cerca de três horas devido à necessidade de trocar de aeronave após a identificação de um “pequeno problema elétrico”, segundo a Casa Branca.
Em coletiva, Trump declarou que terá reuniões sobre a Groenlândia e mostrou otimismo quanto a um possível acordo. Sobre até onde iria para concretizar a compra, respondeu de forma enigmática: “Vocês vão descobrir”, destacando a questão como prioridade para a segurança nacional e para a Otan.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.