
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Em Davos, Trump descarta uso da força para incorporar Groenlândia e diz que aquisição fortaleceria Otan
Internacional
Em Davos, Trump descarta uso da força para incorporar Groenlândia e diz que aquisição fortaleceria Otan
O presidente ainda criticou a Dinamarca ao alegar que o país não teria capacidade para proteger a Groenlândia

Foto: Official White House Photo/Daniel Torok
Durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, nesta terça-feira (21), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou a possibilidade de "usar a força militar" para incorporar a Groenlândia e negou que uma eventual aquisição do território representaria ameaça à Otan.
“Provavelmente não vamos conseguir nada a menos que eu decida usar força excessiva, algo em que seríamos, francamente, imparáveis. Mas eu não vou fazer isso”, disse Trump. Em seguida, reforçou: “Essa é provavelmente a maior declaração que fiz, porque as pessoas acharam que eu usaria força. Eu não preciso usar força. Eu não quero usar força. Eu não vou usar força”.
O presidente criticou a Dinamarca ao alegar que o país não teria capacidade para proteger a Groenlândia, e afirmou querer negociações imediatas sobre a aquisição. "Estou buscando negociações imediatas para discutir mais uma vez a aquisição da Groenlândia pelos Estados Unidos. Nós precisamos dela para a segurança nacional estratégica e para a segurança internacional. Essa enorme ilha desprotegida é, na verdade, parte da América do Norte. É nosso território”, declarou.
Trump também comentou sobre a situação da Europa. "Eu amo a Europa e quero vê-la prosperar, mas ela não está indo na direção certa", e enfatizou que a medida fortaleceria a Otan. “Isso aumentaria muito a segurança de toda a aliança, a aliança da Otan”. Ao mesmo tempo, voltou a criticar o que considera um tratamento injusto dado aos Estados Unidos dentro do bloco.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

