
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Em ligação com Lula, Xi diz que Brasil e China devem proteger o Sul Global e fortalecer papel da ONU
Internacional
Em ligação com Lula, Xi diz que Brasil e China devem proteger o Sul Global e fortalecer papel da ONU
Líder chinês diz que ambos os países compartilham responsabilidades frente a um cenário internacional marcado por instabilidade e tensões geopolíticas

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Após conversas por telefone entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe do executivo chinês, Xi Jinping, nesta quinta-feira (22), a agência estatal chinesa declarou que o mandatário do país disse que Pequim e Brasília devem aprofundar a cooperação estratégica e atuar de forma conjunta para proteger os interesses do Sul Global, defender a equidade internacional e fortalecer o papel central das Nações Unidas.
Segundo Xi, os dois países compartilham responsabilidades frente a um cenário internacional marcado por instabilidade e tensões geopolíticas, e defendeu que ambos devem trabalhar para promover uma ordem internacional mais justa, baseada no multilateralismo e no respeito ao desenvolvimento dos países emergentes. Ele afirmou a disposição da China em “sempre ser uma boa amiga e parceira dos países da América Latina e do Caribe.”
De acordo com o Planalto, o petista anunciou que concederá isenção de algumas categorias de vistos de curta duração a cidadãos chineses, em reciprocidade à medida de isenção adotada pela China desde 2025.
O diálogo entre os líderes ocorre no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou oficialmente o seu “Conselho da Paz” — idealizado para supervisionar a paz na Faixa de Gaza e reconstruir o território palestino. Lula foi convidado para integrar o Conselho, no entanto, ainda não respondeu ao convite.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

