
Internacional
União Europeia aposta em rede unificada de trens de alta velocidade
Plano da União Europeia prevê redução drástica no tempo de viagens e expansão das rotas para além do eixo tradicional do continente

Foto: FreePik
A União Europeia anunciou um plano ambicioso para integrar o continente por meio de uma ampla rede de trens de alta velocidade, dentro da nova Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T). A proposta prevê a modernização da infraestrutura ferroviária de passageiros e cargas, com redução significativa no tempo de deslocamento entre grandes cidades, como Berlim e Copenhague, cuja viagem pode cair de sete para quatro horas. As primeiras rotas devem entrar em operação a partir de 2030.
Atualmente concentrada em países como França, Alemanha, Itália e Espanha, a malha de alta velocidade será expandida para regiões da Europa Central e Oriental, historicamente menos atendidas. O objetivo é que, até 2040, as principais linhas do continente suportem trens com velocidades iguais ou superiores a 160 km/h, incluindo modelos movidos a combustíveis alternativos, como hidrogênio, alinhados às metas ambientais do bloco.
Além do transporte de passageiros, o plano também busca integrar os trens a outros modais, como transporte urbano, aéreo e marítimo, facilitando conexões em viagens internacionais. A modernização deve impulsionar a circulação de mercadorias, fortalecer a economia regional e contribuir para a meta da União Europeia de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

