
Internacional
Governo dos EUA vai retirar 700 agentes do ICE de Minnesota
O uso de câmeras corporais pelos agentes será obrigatório

Foto: Official White House/Joyce N. Boghosian
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (4) que vai retirar 700 agentes do ICE, a agência de imigração e fronteiras, de Minnesota depois de protestos e mortes ligadas à presença desses agentes no estado. Cerca de 3.000 agentes haviam sido enviados para lá para capturar e prender imigrantes sem documentação.
A retirada parcial foi anunciada por Tom Homan, nome indicado pelo presidente Donald Trump para coordenar a operação no estado. A decisão acontece após fortes críticas e protestos pelos confrontos entre agentes e a população, incluindo casos em que civis foram mortos durante ações da agência.
Trump havia enviado Homan para Minnesota na tentativa de reduzir as tensões causadas pela morte de Alex Pretti, um enfermeiro que foi baleado por agentes enquanto protestava contra as operações.
Em resposta aos protestos, a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, anunciou também que todos os agentes do ICE vão começar a usar câmeras corporais, com planos de expandir o uso para todo o país conforme houver recursos disponíveis.
Alguns agentes já usavam câmeras antes, mas não havia uma exigência para que todos tivessem o equipamento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

