
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Marco Rubio garante que EUA não vão fugir da responsabilidade de pôr fim à guerra na Ucrânia
Internacional
Marco Rubio garante que EUA não vão fugir da responsabilidade de pôr fim à guerra na Ucrânia
Secretário de Estado afirma que Rússia perde até 8 mil soldados por semana e comenta dificuldades de acordo com Irã

Foto: Elena Tita/war.ukraine.ua
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, declarou neste sábado (14) que os Estados Unidos não irão se esquivar da obrigação de buscar o fim da guerra na Ucrânia.
Em entrevista à Bloomberg durante a Conferência de Segurança em Munique, Alemanha, Rubio afirmou que as forças russas estão perdendo entre 7 mil e 8 mil soldados por semana. Ele também comentou que, embora o presidente Donald Trump prefira negociar um acordo com o Irã, tal desfecho seria “muito difícil”.
Contexto do conflito
A Rússia iniciou uma invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e atualmente controla cerca de um quinto do território ucraniano. No mesmo ano, o presidente Vladimir Putin decretou a anexação de quatro regiões ucranianas: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.
Apesar do avanço lento pelo leste, Moscou mantém seus objetivos militares, enquanto Donald Trump pressiona por um acordo de paz. Por outro lado, a Ucrânia intensifica ataques dentro da Rússia, visando destruir infraestrutura militar essencial. O governo russo tem respondido com ofensivas aéreas, incluindo ataques com drones.
Embora ambos os lados afirmem não atacar civis, milhares de pessoas morreram no conflito, principalmente ucranianos. Estima-se que milhares de soldados também tenham morrido na linha de frente, mas os números oficiais não são divulgados. Segundo os Estados Unidos, cerca de 1,2 milhão de pessoas foram feridas ou mortas na guerra.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

