
Internacional
EUA interceptam segundo petroleiro ligado à Venezuela em duas semanas
Ação faz parte do bloqueio dos EUA às exportações de petróleo venezuelano

Foto: Reprodução/X/Departamento de Defesa dos Estados Unidos
As Forças Armadas dos Estados Unidos interceptaram, neste sábado (14), o petroleiro Veronica III no Oceano Índico, em mais uma ação contra o transporte de petróleo venezuelano sob sanções internacionais.
Segundo o Pentágono, a embarcação, que navegava sob bandeira do Panamá, foi rastreada desde o Caribe até ser abordada por militares americanos em uma operação de interdição marítima. A ação ocorreu sem incidentes, de acordo com o Departamento de Defesa.
Esta é a segunda interceptação em duas semanas. No último dia 9 de fevereiro, forças dos EUA já haviam abordado o petroleiro Aquila II, também ligado ao transporte de petróleo da Venezuela.
As operações fazem parte da estratégia do governo do presidente Donald Trump para reforçar o bloqueio ao setor petrolífero venezuelano e combater o que Washington classifica como uma “frota clandestina” usada para driblar sanções e vender petróleo no mercado internacional.
Em comunicado divulgado neste domingo (15), o Comando Sul afirmou que apenas exportações autorizadas serão permitidas. “O único petróleo que sairá da Venezuela será aquele coordenado de forma adequada e legal”, declarou o órgão.
Autoridades americanas não informaram se o navio foi apreendido definitivamente. O Veronica III transportava quase 2 milhões de barris de petróleo e já havia sido associado a operações envolvendo transferências de óleo venezuelano, iraniano e russo
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

