Internacional
EUA mantêm investigação contra o Brasil mesmo após Suprema Corte declarar ilegalidade das tarifas

Abbas Araghchi afirma que há boas chances de solução diplomática

Foto: Reprodução/Canva
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse neste domingo (22) que novas negociações podem ser feitas com o enviado dos Estados Unidos, Steve Witkoff, na próxima quinta-feira (26), com possibilidade de reunião em Genebra.
Em entrevista ao programa Face the Nation, da emissora americana CBS, Araghchi declarou que há boas chances de uma solução diplomática para o impasse envolvendo o programa nuclear iraniano.
Segundo Araghchi, as negociações continuam e uma proposta está em elaboração, com elementos que possam atender às preocupações de ambos os lados. “Continuamos as negociações, estamos trabalhando nos elementos de um acordo e na minuta de um texto”, afirmou. Para ele, é perfeitamente possível “preparar um bom texto”.
Possibilidade de novo acordo
Araghchi participou das negociações do acordo nuclear firmado em 2015 entre o Irã, países ocidentais, além de China e Rússia, entendimento que foi abandonado posteriormente pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante seu primeiro mandato.
Neste domingo, o ministro afirmou que é possível alcançar um novo acordo, sem detalhar os termos. Ele disse ainda que o Irã pode oferecer garantias de que seu programa nuclear é e continuará sendo pacífico.
Direito à autodefesa
Questionado sobre uma eventual resposta iraniana caso os Estados Unidos realizem ataques contra o país, Araghchi afirmou que o Irã tem direito à autodefesa. Segundo ele, como não poderia atacar diretamente o território americano, teria como alternativa atingir bases dos EUA na região.
Ele confirmou que o único tema em negociação com Washington é o programa nuclear, descartando discussões sobre o arsenal de mísseis balísticos do país.
Por fim, declarou que o Irã está disposto a cooperar plenamente com a Agência Internacional de Energia Atômica na verificação de seu programa nuclear, reiterando, contudo, o direito do país ao enriquecimento nuclear para fins pacíficos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.