Domingo, 22 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Irã pode ter nova rodada de negociações nucleares com os EUA em Genebra

Internacional

Irã pode ter nova rodada de negociações nucleares com os EUA em Genebra

Abbas Araghchi afirma que há boas chances de solução diplomática

Irã pode ter nova rodada de negociações nucleares com os EUA em Genebra

Foto: Reprodução/Canva

Por: Metro1 no dia 22 de fevereiro de 2026 às 16:02

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse neste domingo (22) que novas negociações podem ser feitas com o enviado dos Estados Unidos, Steve Witkoff, na próxima quinta-feira (26), com possibilidade de reunião em Genebra.

Em entrevista ao programa Face the Nation, da emissora americana CBS, Araghchi declarou que há boas chances de uma solução diplomática para o impasse envolvendo o programa nuclear iraniano.

Segundo Araghchi, as negociações continuam e uma proposta está em elaboração, com elementos que possam atender às preocupações de ambos os lados. “Continuamos as negociações, estamos trabalhando nos elementos de um acordo e na minuta de um texto”, afirmou. Para ele, é perfeitamente possível “preparar um bom texto”.

Possibilidade de novo acordo

Araghchi participou das negociações do acordo nuclear firmado em 2015 entre o Irã, países ocidentais, além de China e Rússia, entendimento que foi abandonado posteriormente pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante seu primeiro mandato.

Neste domingo, o ministro afirmou que é possível alcançar um novo acordo, sem detalhar os termos. Ele disse ainda que o Irã pode oferecer garantias de que seu programa nuclear é e continuará sendo pacífico.

Direito à autodefesa

Questionado sobre uma eventual resposta iraniana caso os Estados Unidos realizem ataques contra o país, Araghchi afirmou que o Irã tem direito à autodefesa. Segundo ele, como não poderia atacar diretamente o território americano, teria como alternativa atingir bases dos EUA na região.

Ele confirmou que o único tema em negociação com Washington é o programa nuclear, descartando discussões sobre o arsenal de mísseis balísticos do país.

Por fim, declarou que o Irã está disposto a cooperar plenamente com a Agência Internacional de Energia Atômica na verificação de seu programa nuclear, reiterando, contudo, o direito do país ao enriquecimento nuclear para fins pacíficos.