Quarta-feira, 04 de março de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Irã e Hezbollah realizam primeiros ataques coordenados contra Israel

Internacional

Irã e Hezbollah realizam primeiros ataques coordenados contra Israel

Ofensiva conjunta acionou sirenes em Jerusalém e Tel Aviv; governo libanês promete medidas para conter escalada

Irã e Hezbollah realizam primeiros ataques coordenados contra Israel

Foto: Reprodução/Youtube/Al Jazeera

Por: Metro1 no dia 04 de março de 2026 às 16:29

O Irã e o grupo radical libanês Hezbollah realizaram nesta quarta-feira (4) os primeiros ataques coordenados contra Israel desde o início do novo conflito no Oriente Médio. A informação foi confirmada pelas Forças de Defesa israelenses à CNN.

Segundo o Exército, um míssil foi lançado do território iraniano, enquanto seis projéteis partiram do Líbano. O ataque acionou sirenes de alerta vermelho quase simultaneamente em Jerusalém e Tel Aviv. Equipes da emissora americana registraram a interceptação dos disparos sobre a região central do país.

Pouco depois, militares israelenses informaram que houve um segundo ataque conjunto. O serviço de emergência Magen David Adom afirmou que não havia relatos imediatos de feridos.

A ação indica um nível maior de coordenação entre Teerã e o Hezbollah, mesmo após a morte de lideranças importantes nos primeiros dias da guerra, em operações atribuídas a Israel e aos Estados Unidos.

Na terça-feira (3), o embaixador israelense nas Nações Unidas, Danny Danon, pediu que o Líbano contenha o grupo aliado do Irã. “Esperamos que o governo libanês contenha o Hezbollah. Que assuma o controle e aja agora para evitar uma escalada ainda maior”, declarou, ao afirmar que o movimento viola resoluções da ONU.

Danon também fez um apelo à população iraniana, em linha com declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Posso afirmar que existem muitas pessoas corajosas vivendo no Irã. Elas merecem um futuro melhor. Foram oprimidas por gerações e agora têm uma chance. Elas têm uma chance e devem aproveitá-la”, disse.

Do lado libanês, o governo afirmou que tomará “todas as medidas necessárias para deter os responsáveis e proteger o povo libanês” e declarou já ter proibido atividades militares do Hezbollah no país.