Internacional
Surto de ebola na África é declarado como situação de emergência de saúde pública internacional

O objetivo é conseguir autorização para a passagem de petróleo

Foto: Reprodução/X/@CENTCOM
O governo do Irã afirmou, neste sábado (16), que países da Europa estão em negociações com o país do Oriente Médio para conseguir autorização para atravessar o Estreito de Ormuz, bloqueada desde o início da guerra contra os Estados Unidos e Israel. O objetivo é para a passagem de petróleo.
"Após a passagem de navios provenientes de países do leste da Ásia, em particular da China, do Japão e do Paquistão, hoje recebemos informações de que há europeus que iniciaram negociações com a Marinha da Guarda Revolucionária", anunciou emissora. Os nomes dos países envolvidos não foram especificados.
A passagem está fechada desde o início da guerra no Oriente Médio, em fevereiro, exceto para poucos navios. O presidente da Comissão Parlamentar de Segurança Nacional do Irã, Ebrahim Azizi, disse que o país realizou a implementação de "um mecanismo profissional de gestão do tráfego" no Estreito de Ormuz.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.