Quinta-feira, 28 de maio de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Itamaraty alerta brasileiros sobre protestos e bloqueios na Bolívia

Internacional

Itamaraty alerta brasileiros sobre protestos e bloqueios na Bolívia

Governo brasileiro recomenda evitar viagens para regiões afetadas pela crise e reforça atendimento consular de emergência

Itamaraty alerta brasileiros sobre protestos e bloqueios na Bolívia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 27 de maio de 2026 às 17:49

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), emitiu um alerta para brasileiros que estão na Bolívia ou pretendem viajar ao país em meio à onda de protestos que tem provocado bloqueios de estradas, desabastecimento e falta de combustível em diferentes regiões bolivianas.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, o Itamaraty informou que não recomenda viagens aos departamentos de La Paz, Oruro e Potosí devido às manifestações e interdições em rodovias registradas nessas localidades. Segundo o governo brasileiro, a situação tem afetado significativamente o deslocamento de moradores e turistas.

Os bloqueios dificultam o acesso a destinos turísticos como o Salar de Uyuni e Copacabana, além de comprometer viagens para a região de La Paz. Em alguns casos, a saída dessas áreas tem ocorrido apenas por via aérea. O Itamaraty destacou ainda que os protestos podem se espalhar para outras regiões, já que o cenário permanece instável e dinâmico.

Para brasileiros que já estão nas áreas afetadas, o governo orienta evitar deslocamentos rodoviários não essenciais, acompanhar as condições das estradas pelos canais oficiais bolivianos, manter contato frequente com familiares e evitar aceitar ajuda de desconhecidos, devido ao risco de golpes e furtos. A recomendação também inclui buscar locais seguros e seguir as orientações das autoridades locais.

O Itamaraty informou que o atendimento consular segue disponível para situações de emergência. Brasileiros em situação de risco podem entrar em contato com a Embaixada do Brasil em La Paz pelo telefone de plantão consular +591 7061-2897.

Em meio à crise, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o envio de ajuda humanitária à Bolívia após conversa telefônica com o presidente boliviano Rodrigo Paz Pereira. O governo boliviano solicitou apoio logístico ao Brasil para auxiliar na distribuição de alimentos e insumos em regiões afetadas pelos bloqueios.

Os protestos na Bolívia envolvem sindicalistas, mineradores, indígenas e agricultores, que reivindicam aumento salarial e criticam medidas econômicas adotadas pelo governo. As manifestações têm agravado a escassez de alimentos e combustível em diversas cidades, incluindo a capital, La Paz, onde já há dificuldade no abastecimento de produtos básicos.

Nos últimos dias, o governo boliviano precisou organizar ações emergenciais para distribuição de alimentos. Em maio, a Argentina, governada por Javier Milei, também enviou uma aeronave militar para auxiliar no transporte de produtos essenciais diante dos bloqueios nas estradas do país.