
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Premiê britânico Keir Starmer anuncia renúncia e abre disputa por sucessão
Internacional
Premiê britânico Keir Starmer anuncia renúncia e abre disputa por sucessão
Líder do Partido Trabalhista permanecerá no cargo até a escolha do substituto, prevista para antes da volta do Parlamento em setembro

Foto: Reuters/Folhapress
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que deixará o cargo após meses de pressão dentro do Partido Trabalhista. O premiê afirmou ter comunicado a decisão ao rei Charles e disse que permanecerá no posto até a escolha de um novo líder, prevista para ocorrer antes do retorno do Parlamento, em setembro.
Starmer informou que as indicações para a disputa interna começarão em 9 de julho e prometeu conduzir uma transição tranquila. "Permanecerei no cargo até o término da disputa e farei tudo o que estiver ao meu alcance para garantir uma transição de poder ordenada. Darei total apoio ao meu sucessor", declarou.
A pressão sobre o premiê vinha crescendo há meses e ganhou força após a vitória do rival interno Andy Burnham em uma eleição suplementar. No mês passado, porém, Starmer havia descartado deixar o cargo. "Não vou desistir", disse. Questionado se seu mandato como primeiro-ministro havia terminado, respondeu que não. "Precisamos mostrar que podemos reverter a situação", comentou o político.
Com a saída do trabalhista, o Reino Unido terá seu sétimo chefe de governo em dez anos. O sucessor será escolhido em uma disputa interna do partido e assumirá automaticamente o cargo de primeiro-ministro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

