
Internacional
Previsão de El Niño muito forte sobe para 95%, aponta agência dos EUA
Nova estimativa representa aumento em relação aos 81% previstos no mês passado

Foto: Sentinel-6 Michael Freilich/NASA/NOAA
A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) elevou para 95% a probabilidade de o El Niño atingir intensidade muito forte entre outubro e dezembro deste ano. Na previsão anterior, divulgada em 9 de julho, a estimativa era de 81%.
Para o período entre novembro e janeiro, a NOAA calcula 90% de chance de ocorrência de um El Niño muito forte. A agência também estima em 69% a probabilidade de o fenômeno ficar entre os mais intensos registrados desde 1950.
A nova projeção ocorre enquanto as águas do Pacífico Equatorial continuam aquecendo. O El Niño é caracterizado pelo aumento de pelo menos 0,5°C na temperatura das águas do Pacífico Equatorial e faz parte do fenômeno ENOS (El Niño-Oscilação Sul), que também inclui a La Niña, marcada pelo resfriamento dessas águas. O fenômeno ocorre, em média, a cada dois a sete anos, dura cerca de 12 meses e pode influenciar as temperaturas globais e os padrões climáticos em diferentes regiões do mundo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

