Terça-feira, 01 de setembro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Tragédia no Himalaia supera mil mortos uma semana após enchentes

Internacional

Tragédia no Himalaia supera mil mortos uma semana após enchentes

Operações de resgate continuam em áreas remotas, enquanto autoridades ampliam a assistência aos sobreviventes

Tragédia no Himalaia supera mil mortos uma semana após enchentes

Foto: Reprodução/X

Por: Metro1 no dia 01 de setembro de 2026 às 08:05

O número de mortos pelas enchentes que atingiram a região da fronteira entre o Nepal e o Tibete chegou a 1.003 nesta terça-feira (1º), uma semana após a tragédia. Ao menos 4.462 pessoas continuam desaparecidas, enquanto as equipes de resgate enfrentam dificuldades para acessar áreas isoladas.

No Nepal, foram contabilizadas 987 mortes e 3.916 desaparecidos, entre eles 583 estrangeiros de mais de 30 nacionalidades, segundo a Autoridade Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres. No Tibete, autoridades chinesas registraram 16 mortos e 546 desaparecidos, incluindo 261 estrangeiros de 23 países.

As operações de busca são prejudicadas por deslizamentos, destruição de estradas e danos em pontes, que deixaram comunidades remotas isoladas. Os socorristas trabalham em terrenos instáveis e entre grandes volumes de destroços, o que aumenta o temor de que o número de vítimas cresça conforme novas localidades sejam alcançadas.

Entre os estrangeiros desaparecidos no Nepal estão 275 indianos e outras 128 pessoas de origem indiana, segundo o governo de Nova Délhi. Os Estados Unidos informaram que 85 cidadãos americanos também não foram localizados. Há ainda 62 ucranianos, 51 malaios, 42 australianos e 33 britânicos desaparecidos, de acordo com dados do Departamento de Turismo do Nepal e de representações diplomáticas.

Na Índia, autoridades de Uttar Pradesh encontraram 17 corpos em rios que podem pertencer a vítimas da avalanche. Os cadáveres ainda passarão por identificação e, por isso, não fazem parte do balanço oficial de mortos. No Nepal, pelo menos 11.814 pessoas já foram resgatadas, com o auxílio de helicópteros e outras aeronaves para alcançar regiões onde as vias terrestres foram destruídas.

Os esforços para atender os sobreviventes também foram ampliados nesta terça-feira. A China deve enviar ao Nepal um segundo carregamento de ajuda humanitária, com drones, equipamentos para testes de DNA e sistemas de purificação de água. Especialistas chineses também auxiliarão na identificação das vítimas.