Segunda-feira, 12 de outubro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Chanceler alemão critica acordo entre Trump e Putin sobre diesel e defende sanções à Rússia

Internacional

Chanceler alemão critica acordo entre Trump e Putin sobre diesel e defende sanções à Rússia

Líder alemão defendeu sanções mais rigorosas após novos ataques russos à infraestrutura energética civil da Ucrânia

Chanceler alemão critica acordo entre Trump e Putin sobre diesel e defende sanções à Rússia

Foto: Canva imagens

Por: Metro1 no dia 12 de outubro de 2026 às 13:32

O chanceler alemão, Friedrich Merz, criticou nesta segunda-feira (12) o acordo entre Estados Unidos e Rússia para exportação de diesel. Em Berlim, afirmou que a Alemanha e os demais países europeus rejeitam medidas que aliviem a pressão sobre Moscou e manterão o apoio à Ucrânia.

Merz defendeu a continuidade das sanções contra a Rússia e afirmou que o governo russo só negociará seriamente se enfrentar maior pressão internacional. Ele também condenou os ataques recentes contra estruturas de energia usadas pela população ucraniana.

Ataques e cessar-fogo

O chanceler citou a proposta de cessar-fogo energético apresentada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no fim de semana. Segundo Merz, a Rússia respondeu à iniciativa com ataques em larga escala contra a infraestrutura energética civil da Ucrânia.

Diante da ofensiva, Merz defendeu sanções mais rigorosas contra Moscou. Para ele, a resposta russa à proposta de trégua mostra que a pressão internacional deve continuar para estimular negociações.