
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Tensões na Europa: polícia desmonta acampamento pelo direito à moradia em Lisboa e prende manifestantes
Internacional
Tensões na Europa: polícia desmonta acampamento pelo direito à moradia em Lisboa e prende manifestantes
Ocupação da Praça do Rossio, na capital portuguesa, foi inspirada por protestos com a mesma em Madri, na Espanha

Foto: Governo da República Portuguesa
A polícia portuguesa retirou, na manhã desta terça-feira (20), manifestantes que mantinham um acampamento na Praça do Rossio, em Lisboa, em defesa do direito à moradia. A operação terminou com 55 prisões e a retirada de mais de 200 tendas.
Durante a ação, os manifestantes formaram uma corrente humana na tentativa de impedir ou retardar o avanço dos agentes. Houve confronto entre os dois lados, em uma cena registrada por emissoras de televisão portuguesas. Segundo os organizadores do protesto, cerca de 30 pessoas ficaram feridas durante a operação.
Mesmo após a retirada do acampamento, aproximadamente 100 manifestantes decidiram permanecer mobilizados. O movimento critica a atuação do governo diante da crise habitacional e se posiciona contra uma proposta de mudança nas regras do mercado de aluguel. A medida, aprovada em primeiro turno pelo Parlamento em setembro, prevê a possibilidade de acelerar despejos em situações de inadimplência.
A operação policial começou ainda pela manhã, com um forte esquema de segurança montado na região central de Lisboa. A estação de metrô do Rossio também precisou ser fechada durante a intervenção. No Porto, outro grupo de manifestantes decidiu desmontar o acampamento antes de uma possível ação policial. Os protestos em Portugal foram inspirados por mobilizações semelhantes realizadas na Espanha em defesa do direito à moradia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

